Desbravando letras e linguagens

Desbravando letras e linguagens
Desafios da leitura. Fonte: http://bibliotecaets.blogspot.com

Disciplina Variação e Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
ESPECIALIZAÇÃO EM LETRAS LINGUAGENS
VARIAÇÃO E ENSINO
MARÍLIA SANTOS DE QUADROS

Hoje foi possível conhecer um pouco de uma realidade daqui da região onde moro depois de uma nomeação para trabalhar como professora de Língua Portuguesa no município de Aceguá - RS. Já havia ouvido falar na presença de variações evidentemente diferentes, até que pude perceber esta realidade. Lembrei que, segundo Alkmim (2001, 30-31), “o rótulo “sociolinguística”, como foi possível observar, reuniu e agregou, no seu início, pesquisadores marcados pela formação acadêmica em diferentes campos do saber e marcados também pela preocupação com as implicações teóricas e práticas do fenômeno linguístico na sociedade norte-americana. Surgem, assim, pesquisas voltadas para as minorias linguísticas (imigrantes, porto-riquenhos, poloneses, italianos, etc), e para a questão do insucesso escolar de crianças oriundas de grupos sociais desfavorecidos (negros e imigrantes particularmente).” Foi exatamente isso que foi encontrado, ou melhor, uma situação bem similar, nos mesmos moldes. Depois de certo trecho, o ônibus escolar vem recolhendo alunos que moram em casas, sítios, assentamentos. A supervisora da escola relata a preocupação do trabalho com a Língua Portuguesa frente a uma variedade linguística tão grande devido à influência do espanhol, do alemão e do contexto sócio-cultural dos assentados. Isso pareceu fascinante, nem um pouco assustador; talvez desafiador.
Enfim, o professor que trabalhar nesta escola tem um ambiente rico, pois, conforme Alkmim (2001, 33), “Língua e variação são inseparáveis: a Sociolinguística encara a diversidade linguística não como um problema, mas como uma qualidade constitutiva do fenômeno linguístico.” Assim, ter uma gama de variações dentro de uma mesma sala de aula é um privilégio que só irá contribuir com o trabalho. Em vez de questionar o nível de abstração dos alunos para refletir sobre a língua, neste contexto é possível a reflexão usando exemplos da própria realidade deles, valendo-se de comparações, fazendo análises. Toda variedade é enriquecedora, em todos os aspectos, fala-se cada vez mais em diversidade. Nos meios de comunicação, porém, dá-se pouco espaço para a discussão da variação linguística. Talvez uma personagem ou outra apresente uma variação, até mesmo para que haja identificação por parte do público com esta personagem. Talvez por isso, encara-se, muitas vezes, a diversidade linguística como um problema, e não como uma qualidade do fenômeno linguístico.